Cores do Nosso Samba 2019-03-14T17:09:53+00:00

Cores do Nosso Samba

Cores do Nosso Samba

Roda de samba & show

O “Cores do Nosso Samba” é um projeto que agrega diversas vertentes do samba.

Nasceu com propósitos de dar visibilidade aos sambistas, compositores e intérpretes potiguares, de turbinar um repertório de samba de raiz com a energia do canto nordestino, de estimular a produção de novos compositores, bem como a difusão de suas obras.

Lançado em 2014, o projeto já reuniu cerca de 35 convidados potiguares e artistas de outras partes do Brasil como Dorina, Toninho Geraes e Daúde que vieram pra Natal, entraram na roda e se misturam às tintas potiguares.

O “Cores do Nosso Samba” acontece em dois formatos, o de roda de samba e o de show, com formação adaptada para palco, ambos com direção musical do cavaquinista Raphael Almeida.

A cada edição do projeto, Valéria apresenta ao público obras que ganham novas cores em sua voz e nas vozes de seus convidados, além de sambas inéditos com traços potiguares. Entre os compositores e intérpretes que inspiram o “Cores do Nosso Samba” estão João Nogueira, Dona Ivone Lara, Arlindo Cruz, Cartola, Paulinho da Viola, Jovelina Pérola Negra, Ismael Silva, Leci Brandão, Silas de Oliveira, Clara Nunes, Beth Carvalho, Martinho da Vila, Délcio Carvalho, Moacyr Luz, Paulo César Pinheiro, “Casuarina” e “Mart’nália, os dois últimos, expoentes da nova geração de sambistas, entre outros.

Trajetória – 2014 a 2018

Valéria estreou a roda de samba “Cores do Nosso Samba” em 2014 com a presença do compositor e cantor Toninho Geraes, autor de grandes sucessos da carreira de Zeca Pagodinho, e da cantora e comunicadora Dorina. Ambos interagiram com os potiguares Zorro (Em Cima da Hora) e Seu Aluízio Pereira (Malandros do Samba) – ícones da velha guarda do samba local –, com a cantora Dodora Cardoso e com os cantores e compositores Marcos Souto, Alex Amorim (Quarteto Linha) e Ivando Monte (Imperatriz Alecrinense).

Em 2017, Valéria Oliveira foi convidada pelos Correios para realizar, em edição especial do  “Cores do Nosso Samba”, a festa de lançamento do selo em homenagem ao Centenário do Samba. Na ocasião, estiveram presentes mais uma vez os mestres do samba das Rocas para obliteração do selo: Zorro (Em Cima da Hora), Seu Aluízio Pereira (Malandros do Samba), Rogerinho Lucarino e Dona Dorinha (Balanço do Morro).

Em 2018, em 6 edições que aconteceram no foyer do Teatro Riachuelo e na Associação Meédica do RN, a roda “Cores do Nosso Samba” contou com 30 convidados especiais:  Jôsy Ribeiro (Samba dos Devotos), Matheus Magalhães (Preto no Branco), Rafael Barros (Os Chicos), Silvana Martins (velha guarda do samba), Dodora Cardoso, Quarteto Linha, Marcos Souto, a carioca Didi Assis, Ivando Monte, Nara Costa, Ana Tomaz, Berthone Oliveira, a baiana Daúde, Sueldo Soaress, Mestre, Zorro, Analhu Soares, Carlos Britto, Denize Moreira, Diana Rafaelly, Rico Dias, Damiana Chaves, Dani Cruz, Heli Medeiros, Hélia Braga e Vinicius Lins, além de contar com a musicalidade do cavaquinista Leonardo Galvão (Ribeira Boêmia) e do sanfoneiro Zé Hilton.

O show “Cores do Nosso Samba” foi apresentado no Carnaval Multicultural de Natal, no Polo Rocas (2016), no Projeto “Ribeira Boêmia” no Solar Bela Vista (2017), no Aniversário de 18 anos do Hospital do Coração (2018) no palco do Teatro Riachuelo, no evento “Convenção da Stoller” no Hotel SERHS NATAL (2018), no aniversário do “Samba dos devotos”, diversas comemorações de aniversários e eventos privados, entre outros.

Para contratação: 999889421